A Faculdade

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Mariana é uma das instituições de Ensino Superior mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC), entidade sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte (MG). Atualmente, a instituição esta focada no ensino jurídico, com a oferta do curso de Direito.

Mariana

Mariana foi a primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.

É sede de Comarca de 2ª Entrância, possuindo 10 distritos: Mariana, Bandeirantes, Monsenhor Horta, Furquim, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manoel, Padre Viegas, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão. São 13 povoados: Mainart, Vargem, Barro Branco, Bento Rodrigues Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Águas Claras, Pedras, Constantino, Goiabeira, Paraíso, Margarida e Cuiabá.

História da Faculdade

Em decorrência de uma demanda existente na Região dos Inconfidentes, e em parceira com o município, a Faculdade iniciou suas atividades em Mariana em julho de 2003, com vestibular para o curso Normal Superior. No primeiro semestre de 2004, foi criado o curso de Pedagogia; em 2005, o de Tecnologia em Gestão Ambiental; e, em 2006, o de Tecnologia em Gestão Pública.

Em dezembro de 2007, a instituição passou a funcionar em outra sede, localizada à Rua Antônio Alves, nº 78, Bairro São Cristovão.

Em 26 de abril de 2007, foi recomendado, pela Secretaria de Educação do Conselho Estadual de Educação, o credenciamento da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Mariana. Em 6 de agosto de 2007, foi autorizado o Curso de Graduação em Direito.